sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

NOVIDADES!!!!



Temos boas notícias! Até ao momento, já recebemos resposta positiva de 3 empresas locais: a Ferrobeiras, a Drogaria Moderna Alcainense e o Hipermercado BricoMarché de Castelo Branco.

Assim, já temos lixas para metal, tintas de esmalte preta, branca e verde garrafa (bem como o diluente apropriado) e tinta plástica de cor azul e amarela.

jÁ PODEMOS AVANÇAR!

O nosso bem-haja a estas EMPRESAS que, assim, nos permitirão trabalhar com prazer, ao mesmo tempo que melhoramos o nosso espaço escolar.

domingo, 18 de fevereiro de 2007

Corta-Mato distrital

Sabem que o Daniel e o Leandro representaram a nossa escola no corta-mato distrital, que se realizou em Penamacor? Aqui ficam algumas fotos do dia feliz...

Parabéns a todos os participantes. É óptimo saber que ainda há alunos que gostam de participar nestas actividades tão saudáveis. Não acham?



O Urso Polar


A Letícia participou num concurso com o seguinte texto:


maraoluar.blogspot.com
"Olá! Sou um urso polar muito divertido. Sou também um óptimo pescador e caçador. Nado muito rápido. O meu pêlo é longo, gorduroso e macio para me proteger do frio. Fiquei a saber, pelos meus amigos, que o meu habitat está a ser destruído pelos lançamentos de gases poluentes lançados na atmosfera, pelo Homem. Fiquei transtornado ao ver a minha casa a ser destruída, derivado ao aquecimento global. E agora, o que hei-de fazer? O que me vale é comer algumas focas e peixes. Querem saber mais? Vou ter um bebé, que se vai chamar C.T.A. (Criança Transtornada com o Ambiente). Amanhã nascerá o meu filho e estão todos ansiosos.


É hoje o dia! Ele vai nascer! Ai! Ai! Vai nascer. Ai! Ai! Nasceu. O meu filho nasceu! Olá meu filho! Nasceste e vai-te chamar C.T.A. Qualquer dia vou ter que lhe contar que não vai ter o seu habitat. Queria informar todas as pessoas que não pensem só nelas e que pensem nos animais que estão em vias de extinção. Ponham-se no meu lugar... Se fossem um urso com uma criança nos braços, o que faziam? Dar-lhes de comer e mais? É só isso que o meu filho vai aprender? Assim, como é que ele construirá uma vida melhor? Quem me dera ter uma vida normal... Corro, corro, à procura de um sítio melhor para o C.T.A., mas está tudo destruído. Peço que a vida dos ursos vos sensibilize e não a deixem passar ao lado. Ajudem os ursos a terem uma vida melhor!


Deixo aqui um apelo a todo o mundo: que sejam unidos e que consigam travar a poluição e o lançamento de gases poluentes para a atmosfera. Espero que o consigam porque ainda estão a tempo. Desejo-vos um bom ambiente. VIVA A VIDA!"

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

A águia, a bruxa e o chapéu


Com as palavras: águia, bruxa, chapéu, transformação, maravilhoso, espaço à escolha e acção à escolha, o Renato, a Rita e a Sandrine criaram o seguinte conto:


"Era uma vez uma bruxa que tinha um chapéu de veludo mágico. Um dia perdeu-o numa floresta onde habitava um bando de águias. Mais tarde, uma águia apanhou-o. No dia seguinte, ao amanhecer, a águia colocou o chapéu na cabeça, e logo a seguir... Plim!... Transformou-se num lindo rapaz. De seguida, o rapaz levou o chapéu ao mercado e vendeu-o. Nesse dia, a bruxa transformou-se numa linda rapariga e foi ao mercado. No fim de algumas horas a bruxa encontrou o seu chapéu. Esta viu, na sua bola de cristal, um rapaz-águia em grande aflição. Então, correu para a floresta à sua procura. Quando o encontrou perguntou-lhe o que se passava. Quando soube que o rapaz-águia havia encontrado o chapéu, lançou-lhe um feitiço e o rapaz ficou águia para sempre."

"A Arca dos Contos"

Na Formação Cívica, o 6ºC elaborou (em pequenos grupos) alguns contos infantis, baseados no livro/jogo "A Arca dos Contos" da editora Apenas. É uma forma de, brincando, aprenderem a produzir, de forma coerente, contos infantis. Este é um jogo de cartas inspirado no imaginário dos contos tradicionais. Aqui coloco alguns desses textos:


Com as palavras: procurar, sabedoria, furioso, gruta, poção mágica, serpente e cavalo a Ana Marta, a a Letícia e a Andreia criaram o seguinte texto:

"Era uma vez um sábio que vivia numa gruta escura e sombria. Um dia, 4 meninos curiosos e reguilas, montados num cavalo branco, dirigiram-se para a gruta. Quando lá chegaram, o cavalo assustou-se com uma aranha grande e peluda e entrou disparadamente, destruindo as poções mágicas. O sábio, furioso, transformou-os em serpentes grandes, amarelas e peganhentas. Para quebrar o feitiço teriam de dizer as palavras que estavam no livro de feitiços, ao pé da mesa das poções. Era uma mesa grande com gavetas castanhas e pretas. Num dia de muito vento, o livro de feitiços caiu no chão, abrindo-se na página certa para quebrar o feitiço. As serpentes disseram:
Cobra cobrinha
Cobra cobrão
À meia-noite
Põe-nos no chão
O feitiço quebrou-se e os meninos foram-se embora. E juraram nunca mais ir a sítios escuros e sombrios."

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Carta enviada ao Jumbo de C. Branco

Aqui podem ver uma das cartas que enviámos a várias empresas da região, solicitando apoios materiais:


Escola do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico José Sanches de Alcains


Exmº Sr. Gerente Comercial
Do Hipermercado Jumbo de C. Branco


Somos alunos do 6º ano da escola EB 2/3 José Sanches de Alcains e vimos, pela presente, solicitar a Vª Ex.ª o patrocínio de materiais de construção e reparação.

A nossa escola está a necessitar de obras de melhoramento, nomeadamente pinturas de portas e arranjos de fechos, placas ajardinadas, balizas, bebedouros, pinturas de jogos de chão e bancos. Para estas obras, necessitamos dos seguintes materiais:

- 20 litros de tinta plástica para exterior (verde escuro);
- 20 litros de tinta plástica para exterior (verde claro);
- 20 litros de tinta plástica para exterior (branco);
- 14 trinchas de 7 cm.

Como o vosso Hipermercado é bastante conceituado na nossa região e, certos de que V. Exas. terão todo o gosto em colaborar no melhoramento da nossa escola, agradecemos a vossa colaboração. Comprometemo-nos a mencionar o patrocínio do vosso Hipermercado quer na Internet (site da escola e blog da turma), quer no jornal da escola, ficando inteiramente gratos.

Com os melhores cumprimentos,

Alcains, 01 de Fevereiro de 2007
Os alunos do 6ºC

domingo, 4 de fevereiro de 2007

Peça musical "MÚSICA"

Aqui está a nossa primeira gravação na aula de Educação Musical. Quando soubemos que a professora ía gravar, fizemos tudo para que saísse logo bem à primeira. E não é que ficou?

http://www.4shared.com/dir/1942461/e4b82178/sharing.html

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Cartas

Hoje já enviámos duas cartas para empresas da região. Estamos a solicitar apoio na aquisição de alguns materiais necessários à execução dos nossos projectos. Em troca oferecemos publicidade, aqui no blog e no jornal da escola. Que acham?